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Transformar leads em clientes significa abrir novas oportunidades para seu negócio e para que isso aconteça, algumas estratégias precisam ser elaboradas e trabalhadas.

Conquistar leads qualificados e transformá-los em clientes é possível e faz com que seu funil de vendas seja qualificado. Isso vai determinar o sucesso da sua empresa. Trouxemos algumas dicas de como traçar esse percurso da melhor forma possível.

O primeiro passo deve ser o planejamento dessas estratégias, primeiro a conquista dos leads, pois só assim podem ser trabalhados.

Para aplicar estratégias de forma eficaz, é preciso que seus leads sejam qualificados, isso quer dizer que não adianta muita coisa você ter um lead e trabalhá-lo, sendo que ele não é considerado um futuro consumidor do seu tipo de negócio ou serviço.

Parece impossível, mas antecipar os movimentos dos seus leads é a melhor opção, saber onde eles se encontram, qual seu comportamento e a linguagem que ele usa, são apenas alguns passos que devem ser estudados para que sua comunicação seja bem trabalhada, isso pode ser através de conteúdos relevantes, por exemplo.

Outras estratégias também são uma ótima opção para que sua base de leads cresça, como mídias sociais, links patrocinados, landpages, e-books, formulários, entre outras.

É no planejamento também que você vai definir o posicionamento da sua marca, tanto no meio online como offline, sobre isso você pode ler nosso post que fala sobre branding, em “A importância da construção de um Branding para sua marca” Isso vai servir para você mostrar os atrativos da sua empresa frente aos concorrentes.

Agora chegou a hora de abordarmos o assunto que te trouxe até aqui, a conversão dos seus leads.

Uma estratégia muito eficaz é o marketing de conteúdo, ofereça para seus leads conteúdos relevantes, distribua nos canais certos para seu público-alvo, pense também em como você vai se comunicar com eles, que tipo de linguagem mais se adequa com cada canal. Para saber mais sobre isso, você pode ler um outro artigo “Impulsione seu E-commerce com Inbound Marketing”.

A nutrição dos leads é indispensável, mas você precisa de automação para que isso aconteça, é aqui que trouxemos mais uma estratégia, o e-mail marketing, ótima ferramenta para estreitar os laços, trabalhando o relacionamento, e que também pode ser muito bem usada para divulgar seus produtos ou serviços. Através do e-mail marketing é possível preparar seus leads para que eles se transformem em clientes.

Tenha sempre novidades para apresentar para seus clientes, já pensou ficar recebendo sempre a mesma coisa, isso com certeza vai cansar e saturar seus leads, então ofereça assuntos e produtos diversificados independente por onde, seja e-mail marketing, mídias sociais, blog, site e etc.

Outra estratégia que sempre vai dar certo é o atendimento ao seu cliente, seu contato com o futuro cliente precisa superar todas as expectativas, trate seu lead como a pessoa mais importante e que vai fazer toda diferença se tornando um consumidor do seu tipo de produto ou serviço. Faça com que ele perceba isso, assim seu lead vai ver a importância que ele traz para sua empresa.

Não esqueça de que toda equipe precisa estar sincronizada e saber todas as informações desse lead, caso não seja seu primeiro contato com a empresa, para isso um sistema de CRM pode fazer a diferença, no conteúdo “A importância de um CRM para seu e-commerce” abordamos melhor essa estratégia.

Outra estratégia que com certeza é indispensável independente do seu tipo de negócio é investir na capacitação da sua equipe, prepare sua equipe para qualquer eventualidade, não deixe seu lead perceber que sua empresa é despreparada, isso pode transforma-lo em um lead perdido e não numa conversão.

Faça seus leads se sentirem especiais, isso pode dar um trabalho maior, mas existem ferramentas que vão te ajudar nesse processo. Fazer com que o lead se sinta exclusivo, vai fazer com que ele além de se tornar cliente fiel, também vai fazer com que ele indique seu negócio ou seus produtos naturalmente para terceiros.

Tudo isso precisa ser mensurado, só através de relatórios de performance é que vai ser possível como suas estratégias estão sendo eficazes ou não, tudo que você planejou precisa e deve ser mensurado para que você possa replicar, adaptar ou descartar nas próximas vezes.

Gostou? Ficou alguma dúvida ou tem sugestões? É só deixar seu comentário aqui.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

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