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Vem saber tudo que rolou na nossa primeira live, que aconteceu no dia 05/07/2017 às 19h na Cartola comunicação. Os participantes foram: Samara Barreto – CEO, Marco Domingos – CEO, Juliana Amorim – Analista de Links Patrocinados e Roniel Falcão – Analista de Marketing Digital e a apresentação ficou por conta do Paulo Peres - Atendimento Comercial.

O tema da nossa live foi “O E-commerce na contramão da crise: conheça um dos mercados que mais cresce no Brasil.”, começamos falando um pouco sobre nossas formações acadêmicas e funções desenvolvidas na Cartola Comunicação.

No nosso primeiro ponto abordamos que o e-commerce não é mais uma tendência e sim um fato e isso é provado através dos números fornecidos pelo e-Bit desde 2012, o crescimento foi expressivo nos últimos anos e apesar da crise, o segmento mercado digital continuou crescendo. Em 2016 o crescimento foi de 11%, faturando cerca de 54 bilhões em vendas, o crescimento é substancial.

Os dados passados  comprovam que o e-commerce veio para ficar, devido à internet ser uma crescente, investir no mercado digital, está onde as pessoas estão não pode passar despercebido. A Samara em sua fala sobre esse assunto citou os Estados Unidos como exemplo, que já tem esse mercado muito forte devido a maturidade dos americanos em usar a internet. No Brasil isso cresce cada vez mais, empreendedores que tem loja física sabem que investir na internet é essencial, isso para atingir mais pessoas interessadas nos seus serviços e produtos.

Durante a live surgiu um questionamento, como faço para minha loja virtual ter sucesso? O primeiro passo é fazer um plano de negócio, pois uma loja virtual é como qualquer outro empreendimento, se faz necessário para a tabulação dos dados. O Marco comentou que muitos empreendedores têm dúvidas em que tipo de negócio investir na internet, o nicho para internet é sem dúvida uma alternativa positiva, citou o exemplo do nosso cliente Renato Brito, CEO da VestCursos e VestSeller, cursinho pré-vestibular e preparatório para o ENEM como case de sucesso por investir no nicho, estudantes que estão querendo ingressar numa universidade.

Também foi abordado a importância da mensuração dos resultados, “o que não é mensurado não pode ser gerenciado”, quando se decide investir no mercado online é necessário olhar os números para que possam ser analisados visando a melhoria. A Juliana comentou inclusive uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para a mensuração de dados de um site, o Google Analytics, que podem ser visualizados a quantidade de acessos, por onde essa pessoa acessou, quando, entre tantas outras funções.

O e-commerce não gera resultado sozinho, a comunicação é essencial para que esse processo obtenha sucesso, tanto online como offline. Existem várias ferramentas de comunicação no mundo online, como o SEO, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais, inbound marketing, entre outras, pensando sempre em proporcionar a melhor experiência para os usuários.

Sobre a comunicação a Juliana, que é certificado pelo Google AdWords, Analytics e Bing falou um pouco sobre a ferramentas que ela trabalha, os Links patrocinados, discorreu sobre a importância de saber investir nessa estratégia crescente e que traz muitos resultados.

Ainda sobre a Comunicação o Roniel, que junto a Cartola Comunicação possui certificação Mailchimp, ferramenta de e-mail marketing, abordou a importância da estratégia utilizada por lojas virtuais, para estreitar o relacionamento com seus clientes. As mídias sociais também tem papel fundamental para que essa interação entre cliente e loja aconteça, ouvir seu cliente faz toda diferença.

Saber utilizar as estratégias de acordo com seu público-alvo é importante, conheça seu público e saiba comunicar seus produtos e serviço para eles.

Um ponto importante abordado foi a importância de um CRM (Customer Relationship Management, traduzido para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), onde você pode reunir toda e qualquer informação do seu cliente, facilitando assim muitos processos, inclusive de comunicação.

Outro ponto que foi discutido pelos convidados foi a segurança que a loja virtual precisa ter, pois a internet requer mais nesse ponto, existem empresas especializadas e que podem auxiliar nesse processo, sites blindados e os selos de segurança no site passam a confiança necessária para que os usuários se sintam seguros e confortáveis para efetuar a compra.

Outro ponto discutido foi o SAC bem planejado para o atendimento e a importância de um site profissional para que os usuários além de ter uma experiência positiva possa converter, voltar e indicar, por ter uma boa reputação.

Todos esses fatores bem trabalhados fazem com que um negócio na internet obtenha o sucesso desejado por qualquer empreendedor.

Foram utilizados muitos termos que vocês podem não estar familiarizados, qualquer dúvida pode deixar nos comentários que será um prazer responder. E também aceitamos sugestões de outros temas para abordarmos nas próximas lives.

Outros assuntos foram abordados e os citados acima foram detalhados na nossa live, quer conferir na íntegra? Está disponível na nossa fanpage www.facebook.com/cartolacomunicacao

 

Nosso registro no final da live, agradecemos a todos os envolvidos.

 

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School