Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

Você sabe o que é Inbound Marketing? São estratégias de marketing que tem como objetivo estreitar o relacionamento com seu cliente/lead, não tendo a venda como principal objetivo, é essencialmente ganhar o interesse do cliente e não conseguir através da compra, essas táticas podem ser ideias para aumentar o tráfego na sua loja online, consequentemente levando assim as compras.

Algumas definições podem ser consideradas os pilares do Inbound Marketing, como o SEO, conteúdo e mídias sociais, porém não devemos nos limitar a esses três pilares, pois o limite é nossa criatividade. 

Um dos principais objetivos é transformar estranhos em leads, passando assim a clientes para depois eles se transformarem em clientes divulgadores da sua marca, mas até que isso aconteça alguns passos precisam ser seguidos.

Como o ótimo atendimento, que pode levar os usuários a comprarem na sua loja virtual, isso proporciona o bom relacionamento, que é a chave para gerar a tão sonhada fidelização com os seus clientes, esse processo já é claro para quem trabalha com lojas físicas, porém para o mercado online, alguns e-commerces ainda estão tendo dificuldades nesse ponto tão importante e isso consequentemente pode estar atrapalhando o aumento das vendas. Tenho certeza que você não quer fazer parte desse time que não usa o tão benéfico Inbound Marketing, então vamos a dicas que você pode utilizar para reverter esse quadro e obter o sucesso desejado.

Criação e alimentação do Blog para aumentar o tráfego qualificado

O investimento em produção de conteúdo é a longo prazo, porém quando alcançado traz resultados satisfatórios, um post pode gerar tráfego continuamente para sua loja virtual. Você precisa dominar o assunto sobre o conteúdo que está escrevendo, assim as pessoas que irão ler verão que você domina e tem propriedade sobre o que está escrevendo e passam a confiar mais na sua marca.

Seus conteúdos ajudam sua marca a ser encontrada gratuitamente no Google - Se você publicar conteúdos relevantes com uma frequência constante, isso vai ajudar a sua empresa a ter mais páginas indexadas no Google e sua loja virtual ficará à frente de outras que não usam esta estratégia, nos conteúdos você pode inserir links que direcionam para a sua loja online e direcionar o usuário a uma possível conversão.

Seus conteúdos podem ser interativos, gerando assim espaço para os usuários comentarem, tirarem dúvidas que podem surgir sobre seu segmento, essa conversa é uma forma de criar um relacionamento, e isso pode te dar ideias para novos posts, falando nisso, quaisquer dúvidas que surjam ou sugestões que você ache interessante serem abordados aqui pode deixar nos comentários que terei o maior prazer em respondê-los.

Tenha um objetivo claro quando for escrever conteúdos, pense no usuário, escreva assuntos interessantes e que sejam relevantes para ele.

Landing Pages para captação de leads

Você pode oferecer diversos tipos de conteúdo através de landing pages e assim agregar valor ao seu visitante, essa é uma forma eficaz de convertê-lo em lead, além de criar uma base para lançamentos futuros. Essa é a oportunidade perfeita para começar um relacionamento com que já demonstrou interesse no seu negócio.

É indispensável a segmentação de seus leads, para assim, montar estratégias precisas de e-mail marketing focando nas necessidades de cada público.

Para que sua página tenha uma taxa de conversão interessante é preciso dedicação, você precisa pensar em algo relevante e novo para seu lead, seu conteúdo precisa ser mais denso e se necessário oferecer algo em troca do seu contato, como um eBook ou cupom de desconto.

As informações solicitadas no formulário são outro ponto importante, verifique quais são mais relevantes e indispensáveis na hora do seu cliente preencher, para isso pense claramente nos seus objetivos e quais informações são mais importantes para obtê-los.

Após a captação do lead e saber quais são seus interesses, avance nesse relacionamento e seja mais direto, isso é possível através de campanhas de E-mail Marketing.

E-mail Marketing para conversão

O E-mail Marketing é uma ótima estratégia para vendas, é um canal que apresenta uma alta taxa de conversão, mas para que isso aconteça algumas medidas são necessárias como:

Segmentação de listas - Não adianta mandar um e-mail marketing para alguém que não tem interesse no tipo de produto que você está oferecendo, saiba o que está enviando e para quem, isso é fundamental para converter.

Frequência de envios - Encher a caixa de entrada dos seus usuários não é uma estratégia recomendada, seu cliente pode ficar incomodado com o número de e-mail que está recebendo, por outro lado se for muito baixa, eles podem acabar esquecendo sua marca, logo você não conseguirá atingir os objetivos esperados, então estude seus leads, elabore as melhores estratégias para que eles se sintam confortáveis, gerando assim as conversões esperadas.

Tenha um assunto que seja impossível não abrir - Pense em algo que se torne obrigatório para quem receber seus e-mails abrir, lembre-se sempre para quem está enviando e quais são seus interesses.

Use um Call to Action - Faça o cliente saber qual é o próximo passo após ler o e-mail, use o botão de conversão para obter o que você espera com aquele e-mail, seja para fazer um orçamento, levar o cliente até o site, baixar um eBook, entrar em contato ou o que você deseja.

Deixe claro os benefícios trazidos ao ler seu e-mail, que eles de alguma forma irão agregar valor à sua empresa, e para ter certeza que esses são os resultados esperados, é preciso monitorar e analisar o que está sendo feito.

Análise e Monitoramento das estratégias

Ter um negócio na plataforma online te proporciona o monitoramento de cada usuário que entra na sua loja, desde por onde ele veio até a finalização de uma compra, você pode seguir o caminho percorrido por ele, e caso ele se ‘’perca’’ no caminho, pode usar estratégias para resgatá-lo e fazer com se cumpra seu objetivo.

Saber quais conteúdos foram mais acessados, lidos e a taxa de engajamento foi maior também é possível, saber as campanhas de e-mail marketing, elas podem ser monitoradas em tempo real, as ferramentas de disparo te dão dados precisos sobre a quantidade de pessoas que abriram seus e-mails, qual foi o horário de mais teve aberturas, quem foi para seu site entre tantas outras coisas, isso te ajuda nas campanhas futuras, assim, elas serão mais precisas.

Espero sinceramente ter ajudado com essas dicas sobre Inbound Marketing e que você tenha percebido a importância do relacionamento com seus clientes. Agora é só aplicar ao seu negócio.

Lembre-se que qualquer dúvida, sugestão ou crítica é só entrar em contato, faremos o possível para te atender o mais rápido possível.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.


 

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar