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Com muitas empresas entrando no mundo do e-commerce, é cada vez mais comum existirem alguns mitos sobre o tema. Muitos deles são tão repetidos entre os usuários que acabam sendo tomados como verdades absolutas, mas não é bem assim!

Por isso, na hora de criar sua loja virtual, é importante está seguro das suas fontes para que seu negócio seja bem sucedido.

Listamos os mitos e verdades mais comuns sobre o e-commerce que você precisa saber. Leia:

Fazer uma loja virtual é grátis!

Mito! Ninguém desenvolveria um sistema de e-commerce totalmente gratuito para você poder usar e ganhar muito dinheiro em cima dele, não é mesmo? Existem algumas plataformas de baixo custo para lojas virtuais adequadas para quem tá começando, mas que podem decepcionar se você quiser algo mais diferenciado e original. No fim das contas, você precisa sim fazer algum investimento.

É difícil ficarco nhecido na internet.

Verdade! Essa é uma triste realidade que muitas pessoas que trabalham online enfrentam. Tornar o seu e-commerce conhecido no vasto universo da internet pode ser complicado e não ser de graça também. Algumas ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads, banners etc, tem custos, mas não só isso. Não basta adquirir as ferramentas necessárias, você tem que saber utilizá-las bem. É aí que entra o marketing online que você precisa dominar ou contratar alguém que seja especialista (já pensou na Cartola?).

Quem tem loja virtual trabalha menos do que quem tem loja física.

Mito! Vamos usar a lógica: numa loja física, você tem que mantê-la organizada, controlar o estoque, ser simpático com o cliente e muitas outras coisas. Numa loja virtual isso é um pouco diferente, mas o que mais chama a atenção é: uma loja virtual nunca fecha. Nunca mesmo! Não importa se é noite, final de semana, feriado... as pessoas vão poder continuar comprando na sua loja. Você tem sempre que ficar atento aos pedidos, reclamações e opiniões do cliente. Tudo é online e precisa ser respondido imediatamente.

Não importa o tamanho do negócio, qualquer um pode ter uma loja virtual.

Verdade! É comum muita gente pensar que loja virtual é algo para as empresas grandes, mas estão enganados. Apesar delas serem a maioria atualmente, você pode entrar no e-commerce como qualquer uma delas. No começo, tenha o bom senso de não querer concorrer com elas. Ter diferenciais como frete grátis, ofertas únicas e melhores condições de pagamento atrai consumidores e pode tornar a sua loja conhecida, dependendo do seu ramo.

Não precisa ter estoque para ter uma loja virtual.

Mito! Muitas pessoas que querem ter a sua loja na rede tem o pensamento de vender primeiro e comprar depois. Não faça isso! Você não pode deixar as pessoas pagarem por algo que ainda não está certo que ele vai receber. Além de ser ruim para a relação com o seu cliente, isso pode tomar proporções gigantescas e prejudicar os seus negócios online.

É preciso muito planejamento para começar um e-commerce.

Verdade! No mundo dos negócios, tudo precisa de planejamento. Na sua loja virtual não é diferente. Não pense que basta ter as ferramentas, cadastrar os produtos e sair pela internet vendendo tudo. E-commerce requer planejamento e conhecimento de marketing digital!

Fique atento quanto ao que você ouve sobre ter uma loja virtual. Às vezes, tudo não passa de mitos. Algumas verdades são difíceis de conseguir lidar!

VICTOR RÉGIS
SOCIAL MEDIA

Estudante de Publicidade e Propaganda.
Apaixonado por séries e filmes, adora ler 
livros do momento. Fã de Hora de Aventura,
seu gosto musical é muito variado 
desde Katy Perry à Radiohead.

Associações e Certificações:

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