Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

Com certeza a maior vantagem que o marketing digital e de tudo que se faz na internet traz é a mensuração dos resultados que podem ser feitas de acordo com cada estratégia usada.

Uma dessas formas de mensuração, por exemplo, o Google Analytics que te da importantes informações sobre quem teve algum tipo de intenção com sua marca, seja através do seu site ou qualquer mídia social, é possível saber a origem dele, saber exatamente por onde ele veio, quantas pessoas vieram através de qual lugar, basta configurar e integrar a plataforma com o Google Analytics.

Também é possível medir as outras formas de como os seus usuários chegam até sua empresa, através dos pedidos de orçamento, downloads de aplicativos, assinatura de newsletter e todas as outras formas disponíveis pelo seu negócio e de como seu usuário pode se conectar a sua empresa.

Com a internet é possível mensurar a sua rentabilidade e lucros.

Para analisar estes tipos de dados existem funcionalidades específicas como:

URLs parametrizadas

É possível através do Google URL Builder, ferramenta gratuita oferecida pelo Google que possibilita a criação de parâmetros nas URLs e que podem ser utilizadas em diversos tipos de campanhas, tem como finalidade analisar os dados pelo Google Analytics separadamente por cada campanha, como por exemplo, os anúncios em qualquer rede social, e-mail marketing e etc.

Metas de conversão

Quando se define os objetivos de um site, é possível registrar algumas metas no Google Analytics, que possibilitam a verificação da origem de cada ação dentro do seu site, como por exemplo, a compra de um produto, entre outras informações importantes que seu site pode ter como meta.

Conversões assistidas

Muitas vezes os usuários não realizam a compra na primeira visita ao site, mas com as conversões assistidas é possível saber quais mídias trouxeram esse usuário antes de chegar ao seu site e com essa informação você pode realizar estratégias para resgatá-lo e fazer com que ele converta, atingindo assim seus objetivos.

Para a obtenção de bons resultados a utilização das ferramentas de análise são fundamentais nas campanhas de marketing digital, assim é possível saber quais ações deram certo e trouxeram o melhor retorno, porém antes disso é essencial a definição dos objetivos, estratégias e do planejamento.

Para melhor trabalhar campanhas de marketing na internet, seguem algumas dicas preciosas:

  • Planejamento estratégico - quais ações serão realizadas para atingir os objetivos definidos.

  • Atividades operacionais- a execução dessas ações.

  • Mensuração - verificar os resultados.

  • Análise - Verificar o que deu certo e errado.

  • Reciclagem - sempre melhorar as campanhas, mudar caso não estejam atingindo os objetivos esperados.

O comportamento dos usuários nas redes sociais

A maneira de consumir está mudando e para conquistar os públicos desejados são necessárias algumas coisas, como por exemplo, segmentação de públicos, oferecer conteúdo relevante e de extrema qualidade, que seja informativo e interativo, algo que desperte o interesse em consumi-lo e não bombardeá-los apenas com divulgação de seus produtos ou serviços.

E a maior vantagem dessas campanhas nas redes sociais são as segmentações dos públicos. A ferramenta Facebook Ads pode proporcionar isso (links patrocinados do facebook), pois é possível definir os públicos que você quer atingir e comunicar o que deseja, essa segmentação pode ser por interesse, usuários que gostam de assuntos relacionados com os que você oferece podem ser atingidos e a partir disso começar um relacionamento com a sua marca.

Além disso, a ferramenta pode proporcionar, ver e entender o comportamento de quem interage com sua marca nas redes sociais, saber quais os melhores horários para postar, interagir com o público que está online, selecionar qual tipo de interação sua audiência teve, no geral, entender qual tipo de relacionamento que seu público tem com a sua marca.  

Para se ter sucesso nas redes sociais, análises como essas são essenciais, atingir um objetivo que toda marca tem, a conversão. Os públicos das redes sociais não são mais os mesmo, que eram vistos apenas como um público que se tinha que comunicar e divertir, ele agora também consome informações relevantes, serviços e produtos.

Espero ter ajudado a entender o quanto trabalhar bem as redes sociais é importante para o seu negócio. Quaisquer dúvidas que surgirem estarei disponível, basta deixar nos comentários e responderei o mais rápido possível.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar