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O e-mail marketing é uma forte ferramenta para aumentar a visibilidade do seu negócio, além de ter uma ótima taxa de conversão à frente dos outros canais.

 

A conquista de novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes, segundo Philip Kotler, por esse motivo é indispensável conhecer quem consome seus produtos ou serviços para fideliza-lós e torna-los agentes que propaguem sua empresa ou marca, trazendo assim vantagem diante seus concorrentes. 

 

Porém, para que ela funcione alguns requisitos básicos são indispensáveis, como a sua base de contatos e a segmentação dela, é extremamente importante que sua base de dados esteja sempre atualizada.

Uma maneira de manter os dados dos seus contatos sempre atualizados é através de um sistema de CRM, (Customer relationship management ou em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) usar um bom sistema de CRM pode melhorar o retorno sobre seu investimento em campanhas de e-mail marketing, ressaltando que o seu sistema de CRM precisa ser integrado com a plataforma do seu site e com a plataforma de disparo de e-mail marketing para ser usado de forma correta.

Um sistema de CRM ordena informações como: Leads, contas, oportunidades, cliente e etc. Ele também proporciona informações preciosas sobre onde os clientes estão no funil, por exemplo, buscando informações, avaliando alternativas, efetuando uma compra, convertendo entre tantas outras possibilidades de acordo com seu site. O funil pode mudar de acordo com seu segmento e a metodologia de suas vendas.

Um sistema de CRM e um sistema de e-mail marketing funcionam de formas parecidas quanto às áreas de vendas e marketing, cada um deles tem uma função diferente porém compartilha de informações sobre os usuários que resultam no mesmo objetivo, o relacionamento direto com os clientes.

Assim como os departamentos de marketing e vendas, os sistemas de CRM e e-mail marketing trabalhados juntos e trazem vantagens para sua empresa. O principal deles é a resposta dos seus clientes e o comportamento durante todos os processos e onde eles se encontram no funil de vendas, então você saberá qual tipo de comunicação poderá usar com ele naquele momento.

O sistema de CRM alimenta as informações para os disparos de e-mail marketing, assim é possível que a equipe de vendas foque em clientes que já estejam mais avançados no funil de vendas, não esquecendo os que estejam propensos a uma intervenção da equipe comercial, otimizando os custos de prospecção e aumentando o retorno sobre o investimento em marketing através do e-mail. Com uma base de contatos atualizadas as estratégias de e-mail marketing se tornam um excelente fator para as campanhas na questão dos resultados.

Nutrir os clientes a partir do email marketing de acordo com o seu perfil, comportamento e onde ele está no funil de vendas é a primeira parte do processo. Mas não pode parar por ai, é preciso pensar as próximas ações, como a interação humana dentro desse procedimento.

O comercial ou equipe de vendas pode ter uma visibilidade sobre o comportamento dos consumidores a partir dos relatórios de e-mail marketing, que falo sobre no post ''Orientações para preparar e apresentar um relatório de E-mail Marketing'', podendo assim saber quais foram os usuários que abriram os e-mails, clicaram e interagiram com sua marca, para aprimorarem suas técnicas e ir a diante.

Quando a equipe de vendas for entrar em contato com esses clientes, eles têm a possibilidade de confirmar informações importantes, além de conseguir novas que sejam relevantes para o processo e para a equipe de marketing. Com os sistemas integrados toda equipe pode ter acesso a essas informações, atualizando-as em tempo real, garantindo que elas estejam sempre em dia para quando a próxima campanha for disparada.

Para cada estágio do funil, estratégias diferentes precisam ser usadas, para ajudá-lo a prosseguir e chegar no caminho que você deseja que ele chegue, criando assim o fluxo desejado. Por exemplo, em uma agência digital, um cliente que quer apenas um site institucional, o caminho dele será diferente de quem está procurando os serviços de Google Adwords, por isso é tão importante ter um conhecimento detalhado sobre cada um de seus clientes.

Disparar e-mails com lançamento, promoções e vantagens para os clientes que seu negócio pode proporcionar é uma boa forma de manter suas vendas em alta.

O tema é extenso e as possibilidades que a integração de um sistema de CRM e e-mail marketing pode proporcionar são inúmeras, o e-mail marketing para ter o sucesso desejado, precisa ter sua base de contatos constantemente atualizados.

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

 

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