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Muitas pessoas optam por não frequentar shoppings centers ou lojas quando precisam comprar alguma coisa, preferem a internet, vasculham uma quantidade maior de lojas sem sair de casa, sentado no conforto do seu sofá.

Entretanto, você que quer vender pela internet, saiba que a concorrência é muito maior e o seu negócio precisa se destacar frente aos outros, pois o consumidor pode abandonar sua loja no click seguinte, por isso seus produtos e sua loja online precisam conquistar os consumidores, mostre o diferencial de seus produtos, mostre o seu melhor.

Se você é um empreendedor que visa grandes voos, ótimo, não se limite a vender apenas na sua cidade, a internet possibilita mostrar seus produtos para qualquer consumidor no mundo, existem pessoas em diversos lugares diferentes apenas esperando serem encantados pelos seus produtos.

Para que isso seja possível, é necessário escolher a plataforma de e-commerce que mais se adeque ao seu tipo de negócio, por esse motivo separamos duas opções para saber qual é a mais viável e que melhor atende suas necessidades.

Marketplaces: Integração e gerenciamento

O Marketplace é uma modalidade do comércio eletrônico, que tem dado certo desde o seu surgimento. São várias empresas dentro de um só lugar, um shopping virtual onde você pode ofertar e vender seus produtos sem arcar com os custos de uma loja virtual, esses marketplaces também são conhecidos como shopping online ou e-shopping. O processo é o seguinte, dependendo do marketplace, você se cadastra no site, registra seus produtos e pronto, ele já estará exposto para comercialização.

Vantagens de anunciar em um marketplace:

Investimento inicial baixo: Dependendo do marketplace, você anuncia seus produtos e paga uma taxa por venda realizada.

Tempo reduzido para o lançamento dos seus produtos: Após cadastrar seus produtos no marketplace, eles já estarão prontos para a venda.

Mídia pronta: Os marketplaces fazem suas próprias campanhas de divulgação, o que atrai mais consumidores para adquirirem seus produtos.

Aprendizagem: Você estará inserido em um cenário de aprendizado constante, vai cadastrar e descadastrar produtos, lidar com seus consumidores, e isso pode te dar experiência para no futuro, fazer isso na sua própria loja virtual.

Experiência do usuário: O que o usuário percebe e sente ao comprar um de seus produtos em um marketplace pode fazer toda diferença para as próximas compras dele e de outros usuários, pois a avaliação daquela experiência pode influenciar diretamente na compra de alguém que esta pesquisando os diferenciais da sua marca dentre tantas outras, sendo positiva, a probabilidade de outras pessoas consumirem seus produtos aumenta.

Também é importante saber algumas desvantagens:

Customização da sua loja: Os marketplaces não oferecem muitas opções de customização, logo sua lojinha será muito parecida com as outras, você pode se diferenciar no atendimento, dê seu melhor e mostre isso para os consumidores.

Atendimento ao consumidor: É aqui que você faz a diferença, porém algumas plataformas não oferecem os diversos canais que podem ser disponíveis, e isso pode fazer você perder algumas vendas.

Concorrência: Pelo conceito que se tem de marketplace, já é de se imaginar que assim como você, várias outras pessoas podem também estar em um, logo à concorrência será grande, então é preciso se diferenciar.

Alguns exemplos de marketplaces que podem ser explorados por você:

Walmart, Aliexpress, Amazon, Alibaba, Mercado Livre, OLX, Bom Negócio, Elo7 entre outros. São Marketplaces grandes e já conhecidos dos grandes públicos, escolha um que se adeque a seu segmento ou vários.

Apesar de apresentar inúmeras vantagens, ao anunciar seus produtos nos marketplaces, você precisa ter uma margem do valor do seu produto bem mais alta, pois a comissão é elevada, então anuncie um valor justo, mas que te dê lucro.

 

Plataformas no próprio servidor

Que tal sua loja virtual ter sua cara, exatamente como você sempre quis, colocar categorias de acordo com seu tipo de produto ou serviço, nas cores mais adequadas e de acordo com a identidade visual que sua marca tem, entre tantas outras usabilidades, um site totalmente personalizado do jeito que você sempre desejou. Isso é possível através das plataformas auto-geridas, são softwares que tem seu próprio servidor, isso quer dizer que você tem total acesso a tudo dentro da loja, a todos os arquivos. Pode ser mais complicado, demorado e caro, porém a qualidade é inigualável e terá uma maior capacidade de gerenciamento.

Vantagens de ter seu próprio servidor:

Independência: Você não está preso a regras de outras plataformas, tem total liberdade de escolha, não fica limitado a nada, pode expandir as usabilidades do seu site.

Controle total: O total domínio das usabilidades do seu site fica sob sua responsabilidade.

Credibilidade: Ter seu próprio domínio é poder registrar o nome da sua empresa, assim podendo divulgar em todos os canais de comunicação possíveis. Ter seu próprio domínio passa segurança e confiabilidade.

Facilidade para divulgar seu site: Com seu próprio domínio fica muito mais fácil divulgar sua empresa nos canais de divulgação que mais se adequam ao seu público-alvo. Além de que em sites de busca, como o Google dão prioridade aos sites que possuem seu próprio domínio.

Grandes vantagens trazem responsabilidades maiores como:

Conhecimento de tecnologia: As plataformas requerem certa experiência em tecnologia para que a loja funcione conforme planejado, para isso, contar com uma equipe é fundamental se você não tiver o devido conhecimento.

Custo elevado: Plataformas robustas de e-commerces não são baratas, os custos são elevados, porém trazem um retorno indiscutível se bem trabalhadas. Frente a outras a diferença é grande, pois é muito mais profissional.

Manutenção: Com certeza você vai precisar de uma equipe profissional e que domine a plataforma, ela será responsável por deixar seu site sempre atualizado e livre de bugs.

Uma plataforma de e-commerce muito utilizada e excelente é o Magento, uma das mais usadas e completas para loja virtuais, oferece o que há de mais moderno no mercado e disponibiliza de diversas funcionalidades.


Contudo, independente da forma que você irá usar para anunciar seus produtos, o sucesso vai além de escolher um marketplace ou um servidor, ofereça sempre a melhor experiência para seus usuários, assim eles perceberão que vale a pena comprar e usar seus produtos ou serviços.

Espero ter esclarecido bem as diferenças e te ajudado a escolher a melhor opção, qualquer duvida pode deixar nos comentários.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

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