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Moda no E-commerce

O E-commerce se tornou vital e os brasileiros vem perdendo o receio de realizar compras pela internet e justamente pela facilidade, esse mercado está crescendo cada dia mais. 

Enquanto a crise continua, o e-commerce vai mostrando o seu potencial, é o que mostra a última pesquisa do E-bit de 2016, que enfatiza que o e-commerce faturou R$44,4 bilhões, um crescimento nominal de 7,4%. Na mesma pesquisa, foi detectado que a maior participação no e-commerce é do público feminino, 1.572.584 mais mulheres do que homens. Além de que o segmento de Moda e Acessórios foi quem liderou entre as categorias mais vendidas. Com esses dados obtidos, podemos verificar a importância de ter um e-commerce e o quanto o foco no público feminino é essencial, principalmente para criar um relacionamento, já que o segmento de moda é uma categoria prospera no e-commerce.

O público do segmento da moda tem um comportamento muito peculiar, eles costumam analisar as avaliações e opiniões de outros usuários, se basear em referências, influenciadores para se sentir mais confortável e só aí sim realizar a compra. Portanto é necessário verificar parcerias, estimular os comentários e opiniões de usuários que já compraram, pois isso irá ajudar e despertar o desejo de compra de outras pessoas. 

A abordagem deve ser realizada com o intuito de fidelizar o cliente e existem vários fatores que podem influenciar na compra e no laço de relacionamento entre empresa e cliente, como por exemplo: frete grátis, porcentagem de desconto na primeira compra, promoções sazonais, entrega rápida, entre outros.

Características do Produto: É necessário deixar informações claras para os usuários não possuírem dúvidas de que estão fazendo uma boa escolha. As características dos produtos são essenciais para a escolha do cliente, tamanho, cor, funcionalidades.... Forneça o máximo de informações e vantagens de adquirir o produto.

Estoque: Esse é um dos fatores mais importantes, a variedade e disponibilidade do produto é fundamental para atender o consumidor. Nada pior do que estar em um site, encontrar um produto maravilhoso do jeito que sempre sonhou, porém, não ter disponível a cor ou tamanho que desejava.  Esse tipo de situação deve ser evitado a todo custo para não perder possíveis clientes.

Frete:  Sabemos que o desejo e a necessidade são os primeiros fatores que fazem um usuário ter o interesse em um produto, porém para concretizar a compra ele passa por alguns processos e um deles é o carrinho, nesse momento o valor do frete pode influenciar bastante para a decisão. Segundo pesquisa encomendada pela consultoria ComScore, 70% dos consumidores online colocam produtos a mais no carrinho só para ter direito ao frete grátis, e 55% deles abandonam o carrinho antes de concluir a compra porque consideram o frete muito caro.  Portanto, a melhor forma de oferecer esse benefício ao consumidor sem se prejudicar é aumentar o tíquete médio por carrinho, oferecendo frete grátis a partir de um valor para que os usuários possam comprar outros produtos.

Prazo de Entrega:

Assim como o frete o Prazo de Entrega é um dos fatores que influenciam muito na decisão do usuário, principalmente pela ansiedade que os usuários possuem em receber o produto. O ideal é sempre dar um prazo um pouco maior do que é entregue para que o usuário não crie expectativas e também receba antes do prazo, além de que, o prazo fica mais folgado para possíveis imprevistos. Lembre-se, entregar o produto de forma mais rápida do que os concorrentes é uma forma de se diferenciar e conseguir ganhar a confiança e fidelidade.

Atendimento: O atendimento de uma loja virtual deve ser uma das prioridades da empresa. Ao deixar um cliente sem resposta, você dá margem para que ele procure os concorrentes, afinal o ambiente online dá muitas possibilidades ao cliente, e ele está disposto a encontrar a empresa que o atende melhor. Chat Online, Whatsapp, Telefone para contato, e-mail, mídias sociais, todas essas ferramentas devem ser utilizadas como forma de contato cliente-empresa, e é necessárias pessoas treinadas para realizar esse atendimento da melhor forma possível, pois esse fator pode influenciar diretamente na compra. Sabemos que quanto mais possibilidades dermos para o cliente entrar em contato com a empresa, melhor. Porém o ideal é guardar todas as informações possíveis desses usuários que entram em contato com a empresa, para que você possa dar um feedback, caso necessário. Portanto, um CRM é essencial para obter êxito diante de dados valiosos, pois uma plataforma CRM armazena as informações dos usuários, acelera os processos e simplifica a estratégia de venda. (Conheça um pouco mais sobre CRM no nosso conteúdo “A importância de um CRM para o E-commerce”)

MarketPlaces: É um espaço onde os vendedores oferecem seus produtos e serviços aos consumidores. Conforme o significado da junção das palavras, Market (mercado) e Place (lugar). O Marketplace reúne diversas lojas em um espaço para comercializar os produtos de diferentes donos com preços diversificados. A vantagem de vender em um Marketplace é a visibilidade, pois há mais facilidade de ser encontrado por um comprador. Hoje em dia diversas empresas fazem parte desse mercado, como a: Submarino, Americanas, Walmart. Como elas possuem tempo de mercado e grande credibilidade é uma ótima estratégia, pois essas grandes redes varejistas disponibilizam um espaço para outra empresa colocar seus produtos, e dessa forma, é possível otimizar as compras do seu e-commerce.

Mídias Sociais: As Mídias Sociais possuem várias possibilidades e são mecanismos de relacionamento com o cliente. Se trabalhadas corretamente podem gerar resultados em relação a fidelização e prospecção de novos clientes interessados no segmento.

Links Patrocinados: Os motores de buscas são muito utilizados por usuários no momento em que buscam por produtos de moda. Para estar entre as primeiras posições na busca paga é necessário criar campanhas com estratégias segmentadas para atingir os usuários certos e gerar resultados. Dentro dessas estratégias as mais utilizadas no segmento da moda são o Remarketing na Rede de Display e o Google Shopping, que são anúncios utilizando imagens, onde é possível chamar mais a atenção do público apresentando seus produtos.

  1. Remarketing: Estratégia para alcançar usuários que já tiveram alguma interação com o seu site. Utilizado para seguir o usuário e faze-lo comprar algo que ele desistiu ou apresentar produtos relacionados após o usuário ter efetuado uma compra.

 

  1. Google Shopping: Vitrine virtual do Google, onde os produtos aparecem nos resultados patrocinados da pesquisa, com foto, título, preço do produto e nome da loja que está anunciando.

Digital Influencers: Mulheres que através do seu comportamento, beleza e carisma influenciam outras pessoas e ditam tendências a cada postagem nas redes sociais. Possuem inúmeros seguidores e o poder nas mãos para criar conteúdo e gerar várias curtidas, compartilhamentos e comentários em poucos minutos. E claro, despertam o interesse de diversas empresas que desejam aumentar o conhecimento e popularidade da marca através da divulgação de produtos dessas influenciadoras nas redes sociais. Segundo uma pesquisa da Sprout Social 74% dos usuários dependem das redes sociais para aconselhar nas decisões de compra. Já dá para perceber o quanto é importante existir pessoas influentes recomendando e utilizando sua marca.

 

O Segmento da moda no e-commerce está bastante propicio não é à toa que a categoria está no topo entre as mais vendidas. Portanto, planeje, invista e monitore. Vale a pena encarar os desafios e supera-los com estratégias.

 

 JULIANA AMORIM
ANALISTA DE LINKS PATROCINADOS

Estudante de Publicidade e Propaganda, Certificada em Google Adwords e Google Analytics. Seu maior sonho é viajar o mundo inteiro.

 

 

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