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E-commerce de Sucesso

O mercado online não para de crescer no Brasil, prova disso é que no primeiro semestre de 2017 o faturamento no setor conquistou cerca de R$21 bilhões e a estimativa até o final do ano é de R$49,7 bilhões, devido à três grandes datas no varejo, black friday, dia das crianças e natal. 

A seguir trouxemos 10 dicas para ajudar você que tem dúvidas sobre como devem ser feitos os processos de um e-commerce e a importância de cada elemento.

 

1 - Simplifique o fluxo no seu site, assim o processo de compra será menor.

O cliente deve chegar ao produto desejado em até três cliques, para isso o filtro de buscas deve ser bem visível, os produtos precisam também estar bem distribuídos para que visualmente possa ficar fácil para usuário ver o que ele deseja. Outro ponto importante é quando seu cliente escolhe o produto e deseja realizar a compra, se possível peça apenas os itens indispensáveis para que a compra seja finalizada com sucesso, pois é muito cansativo ter que preencher formulários gigantescos, correndo o risco do usuário abandonar a compra no meio do processo. O armazenamento das informações pode ser uma possibilidade para as próximas compras.

 

2 - Use ícones para facilitar a navegação do cliente

Facilitar a navegação dos usuários através de ícones é uma estratégia eficaz, para agilizar o processo de compra. A navegação fica mais didática e ao clicar no ícone o usuário já efetua a ação desejada. O carrinho de compras, contatos, áreas específicas, formas de pagamento, entrega, entre outros. Todos eles podem ser usados desenhos. Assim a navegação fica mais rápida e a volta do cliente é garantida.

 

3 - Informe ao cliente das ações que ele está fazendo.

Dar um feedback das ações que o cliente está realizando são indispensáveis, por exemplo, informar que o produto escolhido está no carrinho de compras, que o valor total do produto mais frete está bem visível e claro, que a compra deu certo, que a nota fiscal já foi emitida e que o produto ja foi postado, esses processos devem ser informados. Aproveite e peça um feedback dele também, para saber como foi sua experiência ao realizar a compra no seu e-commerce.

 

4 - Seu site precisa ser responsivo

Muitos usuários navegam na internet por dispositivos móveis, no Brasil segundo o IBGE são cerca de 102 milhões de internautas que acessam a internet pelo celular e entram em diversos sites todos os dias. Essa informação não pode passar despercebida. Porém alguns cuidados devem ser tomados, a adaptação do layout precisa ser o mais perfeita possível no mobile, os usuários precisam ter a mesma experiência no celular ou tablet que tem em um desktop, por isso invista no seu site mobile.

 

5 - Aparência dos seus produtos

As fotos dos seus produtos precisam ser as melhores possíveis para que os usuários possam ver cada detalhe e sentir confiança na hora da compra. Uma boa dica para as fotos é humanizá-las, fotos dos produtos com pessoas usando pode ser um fator decisivo para quem está com dúvidas em relação a como determinado produto ficará. Como produtos vendidos pela internet não podem ser tocados, devem ser mostrados de todos os ângulos para dar a melhor visão possível de cada um.

 

6 - Agregue valor a sua marca

A construção da sua marca na internet é um trabalho constante e deve ser muito bem pensado, apenas colocar seu e-commerce no ar não é o suficiente, a comunicação precisa ser realizada, e da melhor forma possível para que seu público-alvo veja sua marca e assim interagir com ela, no conteúdo “Criação de Sites e Estratégias para obter resultados abordamos melhor esse assunto. Atender os prazos, prometer e cumprir, entregar o produto certo e prezar pela qualidade são pontos indispensáveis para que a credibilidade da sua marca seja impecável. Mantenha um relacionamento com seu cliente, atenda-o o mais rápido possível e resolva com agilidade qualquer problema. Isso vai ajudar a garantir a credibilidade da sua marca.

 

7 - Carregamento do seu site

A velocidade e tempo de carregamento no seu site são um dos fatores decisivos na realização de uma compra, o cliente não vai ficar esperando muito tempo até que a página carregue, é preciso dar agilidade aos passos que o usuário vai percorrer até que a compra seja efetuada com sucesso. O layout do seu site pode ser lindo, seus produtos podem ser atrativos, mas se seu site não ajudar no carregamento da página isso não vai adiantar. Uma dica é ter cuidado no tamanho e nome das imagens dos produtos, elas precisam estar no tamanho adequado e renomadas da forma correta, isso ajuda inclusive no SEO do seu site, sobre esse assunto acesse o conteúdo “10 Técnicas de SEO”, você pode ver mais detalhes.

 

8 - Logística e embalagem adequada

Fique atento ao processo de entrega dos pedidos, cliente nenhum gosta de esperar tempo a mais que o previsto para receber sua encomenda, uma dica é dar uma margem de um ou dois dias a mais para o recebimento, assim se acontecer algum atraso a entrega será feita dentro do prazo previsto e caso não haja, o cliente será surpreendido positivamente. Fique atento também na embalagem do produto, ela é o primeiro contato físico que seu cliente terá com sua loja, então surpreenda-o. É imprescindível também ficar atento a logística para que não aconteçam enganos e assim prejudicar seu negócio.

 

9 - Otimize seu site

Como falado no item 8, a pesquisa orgânica através de técnicas do SEO (Search Engine Optmization) traduzido para o português “otimização para mecanismos de busca” é indispensável para que seu site apareça nos motores de busca, que são um conjunto de métodos para melhorar seu site no rankeamento em sites de pesquisa como o Google. Aplicando as estratégias do SEO, além de aparecer em melhores posições também melhora na navegação, ajudando assim na experiência de usuário dentro do seu site.

 

10 - Deixe claro as políticas do seu negócio

Independente se seu negócio é físico ou online, existem leis e regulamentos que precisam ser seguidos e respeitados, e isso precisa ficar claro para o cliente confiar no seu e-commerce e assim cadastrar suas informações pessoais. O CNPJ e a Razão Social precisam estar visíveis no seu site, assim como um endereço físico. Além de que se o cliente quiser trocar o produto após receber ele pode, de acordo como código de defesa do consumidor, a troca do produto feito a distância pode ser realizado, pois o produto pode não ser como o cliente esperava, caso o produto esteja em oferta ou algo do gênero, lembre-se de deixar isso claro antes da compra ser realizada. Só com uma comunicação clara, nem você nem seu consumidor terão surpresas desagradáveis no futuro.

 

Essas foram apenas 10 dicas de como melhorar os processos e ter um e-commerce de sucesso, aplicá-las é sem dúvida uma das chaves para obter resultados. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe sua mensagem nos comentários.

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