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Para qualquer estratégia de marketing dar certo, é preciso conhecer a fundo seus clientes. Entretendo, a partir do momento que sua base de cliente vai crescendo é praticamente impossível lembrar detalhadamente de todo mundo. O que pode dificultar um relacionamento direto com eles, nessas circunstancias a tecnologia pode te ajudar.

O uso de um CRM - Customer Relationship Manager ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode te proporcionar auxilio no cadastro, gestão, no desenvolvimento de relatórios e é claro, estreitar o relacionamento direto com os clientes.

A ferramenta de CRM é extremamente importante para o seu e-commerce, tanto para o relacionamento com o cliente quanto em ser um diferencial para o seu negócio, pois facilita todo o processo do cliente dentro da sua empresa. A informação, se bem utilizada pode se tornar uma arma poderosa para a tomada de decisões assertivas.

Verifique algumas razões para integrar um CRM ao seu comércio eletrônico. 

Acompanhe o histórico de seus clientes registrando-os

Mais que ter os dados dos seus clientes reunidos em um só lugar, onde qualquer pessoa da sua equipe pode ter acesso pela internet, integrando um CRM ao seu comércio eletrônico você consegue registrar todo o histórico dos seus clientes, tanto de atendimentos solicitados quanto das compras dos seus serviços ou produtos.

Com todo esse aparado de informações é possível conhecer a fundo o comportamento dos seus clientes, através dos relatórios específicos. Com todas essas informações é possível também segmentar suas companhas, mandando os e-mails apenas para as pessoas que realmente se interessam pelo seus serviços e produtos, serão ações mais seguras e certeiras.

Agilidade e precisão no atendimento ao cliente

Com um sistema software de CRM que possa se integrar com a plataforma do seu site, podem ser registrados, controlados e principalmente acompanhados e analisados todos os atendimentos realizados, tanto por e-mail, telefone, chat, quanto qualquer outro meio que seu site oferece. Desta forma será possível verificar os pontos que mais necessitam de auxílio na questão do atendimento, por exemplo -  e assim poder elaborar estratégias para melhorar esse processo. Isso fará com que a experiência do seu cliente se torne a melhor possível.

Automatizar a comunicação com seus clientes

Integrar sua loja virtual com um software de CRM contribui para a melhoria e automação da comunicação com os usuários que se relacionam com seu site. Pode ser por uso do recurso de mensagem de texto ou do e-mail marketing, falo mais sobre esse assunto no artigo ‘’ A importância de um CRM na estratégia de e-mail marketing’’. Com essa integração será possível deixar sua comunicação mais rápida e eficiente.

Segmente e tenha os resultados efetivos

Cabe ressaltar que um sistema que possui todas as informações dos seus clientes é uma forte arma de segmentação, todas essas informações irão te proporcionar criar campanhas de relacionamento, lançamento, engajamento, boas vindas entre tantas outras possibilidades que sejam relevantes para o seu negócio, e as taxas de conversão são muito maiores, isso porque você vai se relacionar e mostrar para aquele grupo de clientes o que lhes interessa, consequentemente, engajando seus clientes com seu negócio.

Diagnosticar as razões de abandono do carrinho

Saber quem abandonou o carrinho é de grande utilidade para a otimização do seu negócio. Com um sistema onde um software de CRM é integrado com sua loja virtual é possível saber quem e o que foi abandonado no carrinho, e assim pode ser utilizada uma estratégia de comunicação, como o e-mail marketing e SMS, para lembrar ao usuário do produto que ele abandonou, já que houve o interesse, para ele finalizar a compra.

Tudo isso pode ser possível com o uso do CRM, e com a integração do software com seu site, podendo assim aumentar suas vendas, diagnosticar problemas na questão do relacionamento com os clientes e melhorar seus serviços e facilitar o contato com seus consumidores.

Aposto que após analisar essas razões deve ter ficado bem claro a importância do uso do CRM para sua empresa, espero que sim, então agora é só procurar o que mais se adéqua ao seu e-commerce e começar a melhorar suas estratégias e crescer junto com seu negócio. 

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.



 

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