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Qual o melhor horário para se mandar um e-mail marketing?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva, pois a taxa de sucesso de abertura do e-mail vai depender muito para quem esta sendo direcionado.

Posso citar alguns exemplos: o momento ideal para falar com um executivo que trabalha numa multinacional é completamente diferente de uma dona de casa que tem toda uma rotina de deixar os filhos na escola, cuidar da casa entre tantas outras tarefas, e é diferente de um aposentado que tem mais tempo livre e pode ficar o dia inteiro em casa e por aí vai.

Então, aqui vai um passo a passo de como saber qual o melhor horário para aumentar a taxa de abertura e conversão do seu e-mail marketing.

1)    A rotina do seu público alvo.

Entender o dia a dia do seu cliente é o primeiro passo. Ele trabalha fora, em horário comercial? Qual a sua profissão? Ele tem acesso à internet facilmente a qualquer hora? Por exemplo, quem trabalha com o mundo digital, tem acesso aos seus e-mails a todo o momento, diferente de um professor ou médico que provavelmente só checa seus e-mails quando chegam em casa, é preciso conhecer o seu target.

2)    E a frequência que seu cliente recebe e-mails de outras empresas.

É difícil saber, mas se conseguir detectar a quantidade média de e-mails que seus clientes recebem de outras empresas, você vai ter uma noção da quantidade de seus concorrentes.

Um exemplo disso é quem trabalha diretamente com internet, essas pessoas estão sempre conectadas, seja por computador ou celular, e estão sucessíveis aos seus e-mails marketing, porém também está aos de seus concorrentes, o importante a se preocupar é que seu e-mail deve estar entre os que ele jamais apagará sem ler.

3)    É preciso diferenciar profissional do pessoal.

Qual a pessoa que não acha ruim receber um e-mail do chefe em pleno final de semana? Por exemplo, se você vende produtos que desrespeitam a algo relacionado ao trabalho do seu cliente, fica inviável mandar um e-mail marketing nos dias e horários que ele não esta no serviço, certo? Evitar mandar e-mails nessas situações é o mais aconselhado, assim, você não estará ‘’queimando’’ seu trabalho e perdendo uma possível conversão.

Porém, se sua mensagem for de teor pessoal, o mais indicado é justamente o contrário – oferta de lingeries, por exemplo – é totalmente inadequado abrir esse e-mail em um ambiente corporativo, provavelmente vai acabar se perdendo ou sendo excluído da caixa de entrada do seu cliente em potencial.

4)    Mais de um tipo de cliente na sua lista.

Segmentar é a solução, criar grupos de acordo com o perfil de cada um, dessa forma o direcionamento de suas campanhas serão mais eficientes e consequentemente a taxa de abertura e conversão aumentarão.

Tabela de horários como guia

Entre 22h e 6h – Horário ruim: o usuário quando vai abrir seus e-mails pela manhã, se depara com muitos que provavelmente foram enviados quando ele estava dormindo, e a chances de serem deletados ou reportados como spam são grandes.

Entre 6h e 10h – Horário bom: é o horário mais ativo do usuário, e ele está iniciando sua rotina de trabalho com a cabeça ainda fresca.

Entre 10h e 12h – Horário ruim: o foco será total no trabalho, seu e-mail vai ser visto como uma intromissão, evite incomodar.

Entre 12h e 14h – Horário regular: hora do almoço, muitas pessoas analisam seus e-mail nesse período e a taxa de abertura é geralmente muito boa.

Entre 14h e 16h – Horário ruim: O foco volta a ser o trabalho, com sorte seu e-mail pode ficar para mais tarde.

Entre 16h e 19h – Horário bom: Principalmente se você está oferecendo algo relacionado a lazer, quem ainda está no trabalho, provavelmente está cansado e deseja arejar a cabeça e quem está em casa já esta entrando no modo descanso.

Entre 19h e 22h – Horário regular: nesse intervalo estão as melhores horas para quem vende eletrônico, moda, esporte, pois o usuário já está totalmente desligado do trabalho e totalmente ligado em atividades pessoais.

Finais de semana – Horário regular: vai depender muito do seu produto ou serviço, se tratando de algo de uso pessoal é relevante, porém a taxa de abertura é menor pois nem todo mundo checa seus e-mails em dias de descanso.

Agora é colocar todas essas lições em prática e ajustar o melhor horário de disparar seu e-mail marketing para fazer funcionar e ter a melhor experiência possível.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital. Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

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