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Diversos detalhes precisam ser observados para se enviar um e-mail marketing de qualidade. 

Quando os Spamtraps (armadilhas para Spammers) passam a ser uma preocupação para o profissional de e-mail marketing é preciso estar sempre atento, atualizando e prestando atenção a sua lista, para que ela não se torne ultrapassada, criando uma rotina de limpeza dos contatos. Uma lista enorme com mais de um ano pode ser um perigo para a sua estratégia de e-mail marketing.

Para enviar e-mail marketing seguro e ter uma taxa de conversão boa é preciso fazer um planejamento de campanha e seguir o CÓDIGO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PARA PRÁTICA DE E-MAIL MARKETING, comece o mais rápido possível antes de ser taxado como spammer. Vai levar algum tempo para se adaptar a todas a regras, mas todo esforço vai valer a pena quando os resultados forem alcançados.

Você sabe o que significa uma conversão?

Geralmente é considerado uma conversão qualquer interação do usuário com seu site, porém vai depender muito do objetivo do seu site ou e-commerce. Pode ser uma assinatura de Newsletter, um clique ou até mesmo a compra de um produto ou serviço. Uma conversão é qualquer ação definida para mensurar resultados, de acordo com o planejamento da sua empresa.

Se sua empresa deseja aumentar a taxa de conversão é interessante oferecer algum benéfico para o usuário, por exemplo, se você quer vender algum produto físico, ofereça algo gratuito, pode ser o frete ou algo que possa agregar valor ao usuário ou ao que você está vendendo.

E como saber se a taxa de conversão é satisfatória?

Uma taxa de conversão depende de diversos fatores. Uma maneira de analisar é fazendo uma comparação com as taxas de conversão que o mercado adota, como:

  • No segmento em que sua empresa atua
  • A taxa de conversão que os concorrentes consideram adequada
  • Taxas relativas a cada produto ou serviço específico
  • O preço dos produtos deve ser levado em consideração

Para saber se a taxa de conversão através do e-mail marketing está interessante, é necessário mensurar o ROI (retorno sobre investimento) dessas ações de marketing.

 

São muitas variáveis que podem influenciar a taxa de conversão do seu site ou loja virtual a partir do e-mail marketing, para entender melhor quais campanhas ou situações melhor converteram e as que não vão tão bem assim, como abandonar seu site ou formulário, recomento o uso do teste A/B, entenda mais sobre no artigo Entendendo como o Teste A/B se aplica no E-mail marketing, cada cliente é diferente um do outro e o comportamento deles mudam, por isso é tão importante a realização deste tipo de teste.

 

Se um e-commerce teve cinco conversões através de uma campanha de e-mail marketing e conseguiu um valor monetário que pague os custos da campanha e ainda retorne um lucro, então a campanha foi bem-sucedida. Por exemplo, há corretores de imóveis que enviam e-mail marketing para mailings de 400.000 pessoas, mas se apenas uma comprar o imóvel que ele estava vendendo, já valeu a pena para ele. Numericamente falando, a proporção é baixíssima, mas é preciso analisar em termos de resultados para a empresa remetente. Se a campanha deu prejuízo ou só "se pagou", é preciso melhorar esses números.

O segmento de atuação da empresa é que vai determinar a sua própria média ideal. E-mails informativos sobre lazer e viagens, por exemplo, tendem a ter taxas de aberturas muito maiores do que e-mails de venda de e-commerce, porque o assunto é mais atrativo para as pessoas. Mas novamente, isso não é regra: a criatividade empregada em cada campanha, a reputação de remetente, a qualidade do mailing, a relevância do conteúdo e o timing correto é que vão determinar o sucesso do e-mail marketing.

Por fim, a mensuração das taxas de conversão pode fornecer informações valiosas para sua empresa sobre seus clientes, dessa maneira é possível entende o progresso ao longo do tempo e entender as mudanças para assim melhora-las se necessário.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

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