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Quando se tem uma loja virtual ou negócio físico é necessário investir em comunicação, oferecer diversas formas de atendimento ao cliente é uma estratégia necessária atualmente, e o uso do multicanal pode ser a grande diferença na hora de alavancar suas vendas.

 

Mas você sabe o que é multicanal?

Multicanal para o varejo está associado a oportunidade de oferecer diversos formas de vendas aos consumidores, a cliente pode comprar seus produtos através de diversos canais como: Loja física, loja virtual, televendas e outros.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quando vão comprar algum produto ou adquirir algum tipo de serviço. Ele pesquisa preços, olha a reputação da loja nas redes sociais e leva em consideração a experiência que tem nos canais por qual foi atendido.

Os consumidores chegam até a loja, virtual ou física através da propaganda ou conteúdo disponibilizado, logo se faz necessário usar uma estratégia muito importante, que é o inbound marketing, falamos mais sobre no artigo: Impulsione seu E-commerce com Inbound Marketing. Por esse motivo, a junção do inbound marketing + Multicanal pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Uma estratégia Multicanal bem desenvolvida pela sua empresa precisa estar onde seu público-alvo está, não adianta aparecer em todo lugar se não for relevante para você. Seja nas redes sociais ou qualquer outro lugar, esteja presente onde seus possíveis consumidores estarão, só assim será visto.

 

Benefícios do Multicanal 

Estar presente na internet não é mais uma opção, se você quer atender da melhor forma seus clientes e prospectar novos, estar online é necessário, falamos mais sobre isso no conteúdo ‘‘Por que sua empresa precisa de um site profissional?’. E para a compreensão de como estar em diversos canais para atender da melhor forma seus clientes é essencial, listamos alguns benefícios:

 

Feedback dos clientes

Quanto mais canais estiverem disponíveis para seus consumidores, maior serão as chances deles te ajudarem a melhorar, tendo uma boa base de clientes em diferentes veículos, maior serão as chances de pedir e receber um feedback, saber como foi a experiência do usuário, com certeza vai ajudar seu negócio a melhorar e assim conquistar mais clientes e fidelizar os que já tem.

 

Aumento de vendas

Espalhar suas mensagens nos mais diversos canais que sejam relevantes para seus possíveis clientes é ter mais chances de conversões, já se concentrar em apenas um canal essa probabilidade diminui drasticamente. Saber trabalhar cada canal de acordo com o público que consome aquela mídia é sem dúvida uma estratégia de sucesso.

 

Visão 360º do cliente

Com o recolhimento dos feedbacks dos clientes, além de saber em quais processos é necessário a mudança, é possível entender melhor o cliente e assim melhorar a oferta, os produtos, o serviço, entre outras coisas.

Você também será capaz de saber quais canais funcionam melhor de acordo com cada segmento de cliente, com essas informações em mãos fica mais fácil elaborar estratégias mais eficazes.

 

Experiência do usuário

Como discutido em muitos outros artigos divulgados em nosso blog, proporcionar a experiência do usuário é o principal ponto para que qualquer estratégia obtenha o sucesso esperado. Satisfazer o cliente no primeiro momento é fundamental para que ele volte, assim o fidelizando. Não proporcione apenas a melhor experiência no primeiro contato, mas em todos, pois cada cliente é único e importante.

 

Dicas de estratégias usando o multicanal: 

A comunicação visual e linguagem precisam ser uniforme, assim os usuários, independente de qual canal estejam, irão identificar sua mensagem.

Concentre mais tempo e recurso em canais que seu público-alvo estão, só assim será possível atingir os resultados esperados.

Atendimento alinhado: seja qual for o canal, o cliente precisa perceber que está sendo atendido da mesma maneira, senão ele pode se frustrar, independente da plataforma proporciona experiência única, faça com que haja conexão.

 

Conteúdo relevante

Entregue ao usuário conteúdo relevante, estimule a interação, senão fizer isso, seu concorrente provavelmente vai estar fazendo.

Conteúdo sem distribuição correta é perca de tempo, não desperdice tempo e dinheiro, saiba exatamente onde colocar cada conteúdo para seus usuários, isso facilita o estreitamento e relacionamento com quem já consumiu seu conteúdo, além das chances de conversão serem bem maiores.

Entregar um conteúdo relevante é tão importante, que se seus usuários gostarem, automaticamente irão compartilhar, fazendo assim uma distribuição natural e gratuita.

Sua marca pode se destacar em dois aspectos, na comunicação e no conteúdo relevante.

Não é tarefa fácil, porém o retorno é qualificado, as pessoas passam a reconhecer sua marca, a experiência como usuário precisa ser inesquecível, só assim ele além de retornar vai recomendar sua empresa. Independente de setor ou pessoa que estiver falando com um prospect ou cliente, para ele não importa, pois, a conversa está sendo diretamente com a marca.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

Associações e Certificações:

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