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Quando se tem uma loja virtual, é indispensável pensar em como você vai se comunicar com seus clientes, existem diversos canais que podem proporcionar isso, entre as mais comuns opções de SAC estão o chat online e o whatsapp. 

Você deve estar se perguntando qual a melhor estratégia para seu tipo de negócio, certo?

Vou apresentar aqui algumas vantagens e desvantagens que cada um possui, assim você pode optar pelo que melhor vai te atender.

O whatsapp é um aplicativo para celular muito usado, principalmente pelos brasileiro, atinge um número expressivo de usuários que possui esse app instalado no celular, ele é uma evolução do SMS, que surgiu para facilitar a vida de quem adora se comunicar escrevendo, diferente do SMS, o whatsapp é bem mais barato para usar, precisa apenas de um celular com sistema que suporte e internet para que o app mande mensagens.

Uma grande vantagem do whatsapp na comunicação de empresas é que ele proporciona o “check” de mensagens, tanto recebidas como lidas, isso facilita para que você possa saber se o usuário recebeu e leu a mensagem, existe a opção de desativar essa funcionalidade, porém não são todas as pessoas que usam.

Ele também proporciona enviar mensagens de áudio, o que pode fazer toda diferença na ação de quem já tem algum tipo de interesse nos seus produtos ou serviços, enviando uma mensagem de áudio, passa que existe uma pessoa por traz daquela empresa, que comumente é muito robótica, além de poder explicar melhor sobre algo que o possível cliente possa não estar entendendo.

É uma ótima opção para empresas que estão começando, assim é possível fidelizar clientes sendo muito pessoal e falando personalizadamente com cada um, porém para médias e grandes empresas isso pode não ser a melhor solução.

Sobre o whatsapp ser usado por médias e grandes empresas é que trago as desvantagens de usar essa estratégia, não existe um sistema no mercado que consiga gerir as mensagens no whatsapp, então se você tem um grande número de clientes essa tarefa se torna muito complicada.

Apenas um número é possível por aparelho, logo apenas uma pessoa por hora poderá interagir com os usuários que querem tirar alguma dúvida, dar sugestões, entre outras coisas. O app pode ser usado no desktop, porém apenas um, se você tentar se logar em outro, ele vai deslogar do primeiro.

Outra desvantagem é que se comunicar por whatsaap com uma empresa pode demorar um pouco, pois o cliente tem que pegar o número, salvar e só então mandar um mensagem, isso pode fazer com que ele não queira enfrentar esses passos e acabar desistindo de falar e consequentemente desistindo da conversão.

Já no chat online, quando o usuário está site, a aba está ali pronta para a interação, não é preciso esforço nenhum par mandar uma mensagem.

Além de que a cada nova mensagem é gerado um número de protocolo e as mensagens ficam em fila para o atendimento, dando assim oportunidade para quem está gerindo atender as pessoas de acordo com as mensagens recebidas. Além de que todas ficam armazenadas, criando assim um histórico de cada cliente.

Outra vantagem é que várias pessoas podem usar ao mesmo tempo, pois o chat online permite que mais de um computador se logue, assim fica melhor para grandes e médias empresas administrarem e responder a toda demanda.

Uma desvantagem do chat online é a quando o cadastro dos dados não é obrigatório, já imaginou um usuário falar pelo chat e fechar a aba sem deixar seu contato, diferente do WhatsApp que pelo menos o número você já tem.

Depois de mostrar os prós e contras de cada estratégia, cabe a você e sua equipe decidir o melhor para seu tipo de negócio, ninguém melhor que vocês para decidir isso, chat online ou whatsapp, escolha o melhor para seus usuários.

E se está na dúvida por achar que os dois podem te atender, então use os dois, pois quanto mais canais para se comunicar com seus clientes, melhor, mas tenha muito cuidado na administração dessas duas estratégias, pois você deve deixar essa comunicação uniforme e não repetir a mesma informação para o mesmo usuário. Isso com certeza vai dar mais trabalho, porém o usuário vai saber que você o conhece, tornando-o assim um cliente fiel.

Espero ter ajudado você a decidir pela melhor opção, se ficou alguma dúvida, se você tem alguma sugestão, ou qualquer outra coisa, pode deixar nos comentários que ficaremos satisfeitos em ajudar.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

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