Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

Plataformas Alugadas para e-commerce

Quando se pensa em abrir seu próprio negócio, principalmente na internet que apesar de existir a muito tempo, para algumas pessoas ainda é uma coisa nova, surgem diversas dúvidas. Por onde começar? O que vender? Como vender? 

 

Mas uma dúvida que pode determinar muita coisa no seu empreendimento é a plataforma que você vai vender seus produtos ou serviços.

 

Existem as opens source, que são plataformas de códigos abertos, abordamos no conteúdo “Plataformas para e-commerce Opens Sources”, e as alugadas, que será nosso foco nesse post.

 

As alugadas, são plataformas já existentes e normalmente com templates pré-definidos, onde você apenas coloca seus produtos nela e já começa a vender, dependendo da plataforma escolhida paga-se uma mensalidade e porcentagem por volume de vendas. O sistema é padrão para quem deseja utilizar aquela determinada plataforma e não há necessidade de hospedagem. Algumas plataformas oferecem planos, desde o gratuito ao mais avançado, onde algumas funções são limitadas se comparadas aos que possuem o plano completo da plataforma, onde se pode ter acesso total a todas as funções disponíveis tanto no backand como no frontend, como em se tratando de relatórios.

 

Trouxemos 3 exemplos: Vtex, Loja integrada, Wix.

 

Vtex: É uma empresa brasileira fundada em 1999, conhecida por possuir um sistema de segurança robusto e seu processo de finalização de compra também é um diferencial para os clientes que possuem suas lojas virtuais na plataforma. Alguns de seus clientes mais conhecidos são C&A, Coca-Cola, Avon, O Boticário, Havaianas, entre muitos outros. A empresa além do Brasil, também atua em países como Estados Unidos, países das América do Sul e Europa.

 

Loja Integrada: Essa plataforma bastante conhecida no Brasil é muito popular devido a facilidade para quem deseja começar logo a vender pela internet, seus templates são intuitivos e fáceis de usar, ideal para empresas pequenas. Seus planos variam, do gratuito ao pago. Foi comprada pela Vtex em 2013, quando já contava com mais de 20 mil lojas cadastradas.

 

Wix: Uma plataforma utilizada por mais de 100 milhões de pessoas em 180 países, a Wix foi fundada em 2006 e permite aos seus usuários a criação de sites em HTML5 (que é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web) de forma fácil, até mesmo quem possui um conhecimento mínimo pode fazer sua loja virtual com um arrasta e solta. Além de oferecer a facilidade na criação da loja, possui serviços como o de e-mail marketing, entre outros. Uma vantagem é que não é necessário o conhecimento em design ou programação para colocá-la no ar e começar a vender logo seus produtos.

 

É importante saber que tipo de plataforma alugada pode ser a ideal para o seu negócio, certo? Então agora vamos apresentar algumas vantagens e vantagens das plataformas alugadas.

 

Vantagens

 

  • Custo baixo, frente a open source.
  • Algumas plataformas de menor porte não há muita necessidade de conhecimento técnico, porém algumas maiores são necessárias, como a Vtex.
  • Atualização geral (a plataforma é atualizada para todos que usam, se der algum bug, rapidamente pode ser solucionado).
  • Fácil customização das funções e layout.
  • Suporte técnico dado pelas próprias plataformas.

 

Desvantagens

 

  • Código restrito.
  • Limitações técnicas, não permite expansão de funções.
  • Não se pode trabalhar o SEO ((que significa Search Engine Optimization, traduzido para o português - Otimização para mecanismos de busca) de forma completa como na opensource, apenas parcialmente.
  • A Loja Virtual não é sua.
  • Comissão para a plataformas, a porcentagem varia de plataforma para plataforma.

 

 

 

No post “Plataformas para e-commerce Opens Sources” mostramos uma pesquisa que o site Built With divulgou no começo desse ano, a estatística de plataformas para e-commerce no Brasil.

 

Você pode ver clicando aqui.

  

Uma dica de qual plataforma alugada escolher é saber que tipo de negócio você pretende com sua Loja Virtual, por exemplo, se deseja crescer, escolha uma que possa te acompanhar. Fique atento as desvantagens como funcionalidades, SEO, URLs parametrizadas (Uniform Ressource Locator, que servem para medir o impacto de suas campanhas).

 

Outra dica é avaliar o portfólio e a opinião dos clientes que utilizam a plataforma que você está pensando em adquirir, isso pode ser o fator decisivo para poder mostrar e realizar o sonho da sua Loja Virtual.

 

A mudança de uma plataforma alugada para uma open source pode ser necessária se seu negócio crescer demais e a alugada não suportar isso, além de outros fatores, a transição é possível.

 

Na Cartola Comunicação nós trabalhamos com o magento, que é uma plataforma open source. Que pode ser tanto em template como totalmente personalizada.

 

Se tiver interesse em entrar para um mercado que só cresce a cada ano e já é uuma realidade, como a internet, entre em contato conosco, que nossa equipe comercial vai estudar a melhor maneira de fazer seu e-commerce um case de sucesso.

 

Se ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão ou crítica, ficaremos felizes em saber, deixa nos comentários.

 

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar