Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

Com certeza você já deve ter percebido semelhanças entre alguns sites, e também deve ter reparado que alguns são totalmente diferentes de todos que você já acessou, essa questão é bem comum, pois na criação de um site existem dois tipos, os que são desenvolvidos do zero dentro da plataforma, chamados personalizados e os que são feitos a partir de temas, conhecidos como templates.

Apesar do receio que pode existe em adquirir um tema e apenas adaptá-lo ao seu negócio, atualmente existem diversas empresas que comercializam esse tipo de produto e vem se transformando cada vez mais. Os temas evoluíram assim como a internet, logo há uma grande variedade de templates que podem ser comercializados para cada tipo de negócio especifico, com designer limpo, otimizado e bonito, que são desenvolvidos por empresas e profissionais capacitados e especialistas nesse tipo de negócio.

Uma questão que pode te deixar em dúvida em relação a que tipo de site melhor atende suas expectativas é essa polêmica de que sites que usam temas podem ter irmãos espalhados pelos 4 cantos do mundo, e que criar um site personalizado do zero é a única solução para ter destaque no mercado, o que não é bem assim, usar templates pode ser a solução na otimização do tempo da criação do seu site, onde o custo também é bem menor para execução do projeto.

Mas a escolha em ter um site começando do zero ou usando um tema é totalmente sua e irão de acordo com suas condições.

A opção por um dos dois vai depender das suas condições e necessidades que tem para com o seu projeto, por exemplo, se você tem pressa o ideal é que use um template, mas se não tem tanta pressa assim e quer algo diferenciado e único pode optar pelo site personalizado.

Um diferencial dos sites que usam templates é que dá para desenvolver a partir deles, usando apenas sua base estrutural. Isso é possível, claro se você permitir e os profissionais envolvidos com seu projeto tiverem o conhecimento necessário para executar tal tarefa, assim o seu site vai adquirir características de um projeto pré-definido, logo, você vai saber que seu site vai estar em um template e foi apenas adaptado as suas necessidades.

Usar um template na criação de um site é uma opção para pequenos e novos empreendedores que ainda não tem condições de arcar com os custos do desenvolvimento de um site personalizado do zero e que querem ganhar tempo no processo, escolha um tema que tenha as funcionalidades e atenda as necessidades do seu projeto.

Por outro lado, se você disponibiliza de tempo e recursos financeiros e quer um site exclusivo e que combine com a sua comunicação institucional, pode optar pela personalização completa do seu projeto, escolhendo assim todas as funcionalidades desejadas.

Você deve estar se perguntando quais as vantagens e desvantagens da utilização de um tema ou desenvolvimento personalizado na criação do seu site, certo? Vou abordar alguns pontos que podem fazer toda diferença na sua escolha.

Existem situações que podem te ajudar a tomar essa decisão, uma é o tempo que você tem e deseja para obter seu site, seja ele institucional ou e-commerce, e quando se opta por usar um tema comprado, surgem vantagens como o custo financeiro menor, a agilidade na sua execução, logo o prazo de entrega será bem menor. Por outro lado surgem as desvantagens, que são que para alguns temas não é possível fazer a personalização ou edição, alguns temas não disponibilizam de traduções e algumas utilidades no tema escolhido que seu projeto não necessita, por isso é de extrema importância que quando o template for escolhido seja exatamente o que você procura ou o mais parecido possível para que possa atender sua demanda e necessidades.

Já um site do zero te oferece maior flexibilidade no desenvolvimento do seu projeto, podendo personalizá-lo exatamente do jeito que você quer e planejou, além de ter o controle total do código, habilitar e desabilitar as bibliotecas de acordo com o que você deseja e tem o suporte total do tema.

Você escolhe, por exemplo, o que vai ficar em evidência, o que vai dar destaque na home do seu site, o que é mais importante para o seu cliente converter no que você deseja, se for uma loja virtual, pode estar em evidência uma categoria de produtos de mais sejam relevantes para o seu empreendimento, se for um site institucional pode estar em evidência um formulário para a captação de leads que serão importantes futuramente para o seu negócio e as únicas desvantagens que posso citar são: o tempo para a entrega total do projeto, que é bem maior do que quando se opta por usar um tema pré-pronto e o custo mais elevado para esses sites feitos do zero.

E lembre-se que independente da escolha, pense principalmente nos seus clientes, na experiência que eles terão ao acessar o seu website.

Esperto ter ajudado você a tomar decisão que mais se adequa ao seu negócio, então que tal agora entrar em contato conosco para agendarmos uma reunião para discutir seu projeto?

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar